Elas podem e devem fazer uso das mais diversas tecnologias. Mas, num mundo cada vez mais interativo e digital, como fazer com que crianças de até quatro anos de idade tenham uma relação saudável com computadores e iPads? | |||||||||||
|
O tema é bastante polêmico e ainda gera muitas dúvidas em alguns
pais. No entanto, Christine afirma que, para que essas e outras
experiências tenham significado, elas devem fazer sentido dentro da
vida do bebê, além de parte do que ele já conhece. “Ao oferecermos
diariamente e constantemente uma grande variedade de experiências,
estamos mantendo em aberto possibilidades de exploração e de
conexões entre essas vivências,” explica. |
inserida no mundo da tecnologia pelos adultos; é a tecnologia que já faz parte do funcionamento do mundo que a criança está inserida, portanto ela precisa ter a oportunidade de conhecer esse aspecto do mundo, assim como outros aspectos não menos importantes da realidade como os relacionamentos humanos e as leis da física, por exemplo. “Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, de zero a três anos a criança precisa ser exposta e ter a liberdade de explorar, de forma segura, as possibilidades da tecnologia de acordo com seu interesse e habilidade, de preferência sob a supervisão, mas sem a orientação do adulto, a menos que a criança solicite.” O recomendado é que a criança passe até meia hora por dia |
em frente a TV ou com tablets e congêneres, já que a maior parte do seu tempo deve ser ocupada com brincadeiras ao ar livre, relações mais pessoais e materiais que ofereçam interação de qualidade, ou seja, cabe aos pais colocar os limites. “É fundamental que eles controlem quando e por quanto tempo essa criança pode estar na frente da televisão assistindo a um DVD ou brincando com jogos eletrônicos etc. Como sempre, vale a pena fazer uma pesquisa para descobrir alternativas de qualidade em termos de filmes, programas ou joguinhos. Nem sempre o que está na moda é adequado à criança daquela idade ou a qualquer criança”, finaliza. |
||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||