Arte criativa com crianças – o que importa é o processo, não o resultado.
Adaptado de Lisa Murphy |
|||||
O que significa realmente PROCESSO e não RESULTADO?
Uma boa regra: se você demora mais para preparar do que a criança para fazer... Provavelmente não é arte orientada ao processo. Algumas dicas criativas Sempre pergunte à criança se ela quer seu nome no papel. Se disserem sim, pergunte: “Onde você quer seu nome?”. Escreva onde a criança indicar. Se ela disser: “Eu sei escrever meu nome”, dê a caneta a ela. Se a criança disser: “Não quero meu nome no papel”, não escreva o nome dela. E não volte e escreva o nome quando ela não estiver olhando! As crianças reconhecem seu próprio trabalho e poderão ficar com ele se quiserem. Resista à vontade de perguntar: “O que é isso?”. Aliás, resista à vontade de perguntar qualquer coisa. Se uma criança corre até você, dizendo: “Olha, olha!” faça exatamente isso: OLHE. A criança não disse “Olha e comenta”. Se uma criança perguntar “Você gosta do meu desenho?”, devolva a questão: “VOCÊ gosta do seu desenho?”. Vire o papel de cabeça para baixo, ou em 45º e diga “E se eu segurar assim? Ou assim?”; “Deite-se que eu vou segurar acima de você, e você me diz se gosta mais assim”. Assim que a criança indicar que terminou a pintura, desenho, criação, etc. pergunte: “você quer que eu pegue mais papel?” ou “Você precisa de mais tinta?” Nunca faça modelos para as crianças copiarem. Evite livrinhos de colorir e desenhos prontos a qualquer custo. Dê à criança espaço para trabalhar e diversos materiais: giz de cera, canetas, marcadores, giz, cola, tesoura, pedaços de papel, fita adesiva, furador, envelopes, adesivos de formas... pedacinhos de arte! Se você tiver que sentar para “trabalhar” com a criança, embora eu não recomende, use sua mão não dominante e copie o que a criança estiver fazendo. Deixe-os liderar, caso contrário ela o copiará e, sem perceber, você terá criado um modelo para que ela copie. Inadvertidamente você mostrou a ela o “jeito certo” de fazer algo. A criança vai comparar a capacidade dela com a sua e com outras crianças. Isso não só cria competição como também frustração. Arte não precisa parecer com nada. Vinte rabiscos básicos:
|
|