login sistema de câmeras no IE

Meu filho tem medo do escuro: o que fazer ?
 

 

Durante a primeira infância, quando a criança ainda está descobrindo e tem uma noção muito vaga do mundo ao seu redor, qualquer ambiente desconhecido pode causar receio insegurança. A escuridão – mesmo dentro de casa – representa um perigo não conhecido e por isso costuma gerar temos nos pequenos.

“Muitas crianças menores sentem que o desconhecido representa uma ameaça, já que não podem controlar aquilo que não entendem nem conhecem. Por volta dos três anos de idade, o mundo da fantasia e da realidade se confundem, os limites entre eles são tênues e a escuridão torna-se um espaço onde qualquer elemento desses mundos pode se manifestar”, explica a  Dra. Christine Bruder, psicóloga, psicanalista e idealizadora do Primetime Child Development.

Nesse momento, a psicóloga afirma que a melhor atitude que os pais podem tomar é mostrar à criança que ela não está sozinha e que eles podem ajuda-la a combater o medo. “Os pais podem pedir que a criança mostre, explique e expresse seu medo e estimularem que, juntos, encontrar formas de combate-lo”, sugere.

 

 

Como ajudar a criança a superar o medo de escuro ?

 

1 - Não despreze o medo da criança Por mais que você saiba que esse temor é irracional e irreal, procure entender que faz parte do crescimento da criança. Quando ela se mostrar acuada, incentive-a a superar o medo e ressalte que está ali para ajuda-la.

 

2 - Use brinquedos Objetos familiares dão conforto à criança e ajudam a diminuir a ansiedade. Incentive-a a dormir com um bicho de pelúcia que ela goste e reforce que o brinquedo está ali para fazer companhia, isso ajuda a diminuir a sensação de solidão que o escuro pode provocar.

 

3 - Invente rituais Se a criança tem medo do escuro por achar que existem monstros no quarto, por exemplo, invente um ritual antes de dormir que os afaste: vale pronunciar algumas palavras mágicas ou colocar um boneco ou bicho de pelúcia como guardião do quarto à noite.

 

4 - Teatro de sombras Os vultos também costumam assustar crianças no escuro. Por isso, você pode mostrar a ela que as sombras não significam, necessariamente, a presença de algo ruim. Faça um teatrinho antes de dormir, criando sombras de personagens com as mãos. Quando a criança for dormir, diga que essas figuras estão lá para protegerem-na.

 

5 - Adesivos brilhantes Colocar alguns adesivos luminosos também pode ser uma boa estratégia, já que oferecem uma iluminação bastante sutil e quebram a escuridão total. Uma boa dica é apostar em adesivos de estrelas e luas.

 

6 - Estabeleça uma rotina Quando a criança já sabe exatamente o que acontecerá à noite – horário de ver televisão, jantar e dormir – é mais fácil controlar a ansiedade e diminuir a expectativa, além de ajudá-la a adormecer mais rapidamente.



Fonte bolsademulher 

 

 

 

Primetime - Child Development Todos os direitos reservados.