login sistema de câmeras no IE
Ler para bebês ajuda no desenvolvimento da fala
Publicado no site Bolsa de Bebê, no dia 31 de julho de 2013

A leitura é um habito saudável que começa desde cedo. Ao lerem histórias para as crianças, os adultos estimulam a criatividade delas e contribuem para a formação de um acervo de palavras que será fundamental dali a alguns anos.

Segundo a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, a leitura na infância é muito importante, pois cerca de 70% do vocabulário que uma criança tem aos sete anos foi adquirido nos três primeiros anos de vida. “Ouvir diferentes palavras ajuda a construir uma estrutura cerebral mais rica. Crianças com as quais os pais conversam e leem frequentemente conhecem mais palavras aos dois anos que crianças que não tiveram essa oportunidade”, explica.

Benefícios da leitura para crianças
A literatura infantil é interativa, rica em imagens e sons e, por isso, ensina o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas, promovendo o desenvolvimento social e a habilidade de pensar. As palavras que ouvem os pais dizendo e que não fazem parte do vocabulário diário vão formar grande parte do repertório que a criança terá.

Com um ano, o bebê já terá aprendido todos os sons necessários para falar seu idioma, e quanto mais histórias ouvir e melhor será a sua capacidade de falar.

Além disso, o momento da leitura promove total interação entre mãe e filho. “Ler com o bebê ensina que a leitura é uma habilidade que vale a pena aprender. O texto pode ser simples ou mais elaborado; o que importa é que o inspire a fazer uma leitura com vozes, sons e expressões faciais marcantes e cativantes. Uma boa narrativa transcende o significado das palavras, e introduz a criança no universo das emoções, da aventura, da cumplicidade.”, finaliza a psicóloga.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com

Primetime - Child Development Todos os direitos reservados.