login sistema de câmeras no IE

Como os bebês recém-nascidos aprendem?

Os bebês pequenos são capazes de ver nos rostos e objetos diferentes formas, proporções, tamanhos e cores. Eles diferenciam a voz de seus pais das dos outros. Nós nos surpreendemos quando eles moldam seus corpinhos em nossos braços ou ombros. Nós ficamos maravilhados como eles vieram ao mundo capazes de sugar, comunicar necessidades através do choro e, algumas vezes, acalmarem-se sozinhos. A maior parte dos bebês é capaz de fazer tudo isso logo ao nascer.

 

Você é o primeiro professor do seu filho

As primeiras experiências têm um importante impacto no futuro. Por isso você é tão importante para o desenvolvimento e crescimento de seu bebê. O crescimento do cérebro do seu bebê é afetado pelo carinho e pelas experiências que você proporciona a ele.

Atenção e carinho ajudam as novas células cerebrais conectarem de maneiras a ajudar o bebê a:

·        Sentir-se seguro e confiante

·        Compreender ideias e informações

·        Crescer saudável

Bebês precisam e amam ser carregados e tocados. Você nunca vai mimar seu bebê demonstrando muito amor e carregando-o frequentemente.

 

Atividades de Desenvolvimento

Use seu rosto e sua voz

Bebês adoram olhar para você e ouvir sua voz. Na verdade, rostos, com todas as suas expressões, são normalmente mais interessantes que brinquedos. Empregue tempo conversando, cantando e rindo. Brinque de esconder, e faça brincadeiras que toquem e acariciem o bebê.

Uma vez de cada um

Faça caretas, sons e movimentos que seu bebê possa copiar. Aí você pode copiar as coisas que o bebê fizer. É assim que bebês aprendem a se comunicar.

Repita, repita, repita

Bebês precisam praticar algo até que se sintam seguros de como aquilo funciona. Por isso é importante fazer a mesma coisa, várias e várias vezes, com seu bebê. Crie um jogo de repetição. Além de aprender como as coisas funcionam, seu bebê entenderá o que esperar das pessoas e situações.

Leia

Uma das melhores formas pelas quais bebês aprendem a falar é quando lemos ou contamos histórias a eles. Crie o hábito de ler todos os dias para seu bebê. Iniciar bons hábitos de leitura nessa idade irá ajudar seu bebê a continuar aprendendo mais tarde.

Uma vez que bebês dormem mais que crianças mais velhas, você deverá alternar atividades com descanso. Para o bebê, descansar é tão importante quanto estar acordado.

Para prestar atenção

Seu bebê tem uma personalidade e temperamento diferentes de todos os outros bebês. É divertido conhecer as preferências dele, suas necessidades e habilidades. Descubra como seu bebê se relaciona com outras pessoas e situações.

·        Alguns bebês são mais ativos; outros, menos.

·        Alguns bebês são mais barulhentos quando riem ou choram, enquanto outros são mais quietos por natureza.

Todos os bebês nos avisam quando estão cansados. Algumas formas que os bebês têm para avisar que está na hora da soneca são:

·        Evita fazer contato visual

·        Fica sonolento ou manhoso, podendo chorar bastante

·        Tosse ou cospe

·        Esfrega os olhos

 

Cuide-se

As crianças crescem mais rápido no primeiro ano do que em qualquer outra fase de suas vidas. Isso significa que você precisará de bastante tempo e energia. Você precisa estar saudável e feliz, para dar a seu bebê o melhor início de vida possível.

Quando você se sente bem consigo mesma, você estará ajudando seu bebê a sentir-se feliz e seguro. Por isso você precisa encontrar tempo para você mesma. Avise as pessoas quando precisar de ajuda e apoio. Uma vez descansada, você terá mais energia e será capaz de se divertir mais com seu bebê.

 

Outros cuidando do seu bebê

Desenvolver um vínculo forte com os pais e outros membros da família é muito importante para o bebê, pois o ajudaa criar relações positivas com os outros.

·        Deixar que outras pessoas carreguem e falem com seu bebê quando você está por perto ensina a ele a relacionar-se com os outros.

·        Quando você não pode estar com seu bebê, o melhor é que poucas pessoas, confiáveis e preparadas, tomem conta dele. Seu bebê aprenderá a gostar da companhia e do carinho de outras pessoas.

·        Se você decidir deixar seu bebê com um parente, amigo ou cuidador(a) profissional, certifique-se de ficar um pouco no local nas primeiras vezes que o deixar. Assim você poderá sentir-se mais confiante nos serviços prestados por essas pessoas.

 

Um início de vida fortalecido

Bebês passam o primeiro ano de vida aprendendo a sentir-se seguros a respeito do amor que você nutre por eles.

O amor expressado por você nas formas aqui mencionadas e de muitas outras maneiras vai dar a seu bebê a força emocional para sentir-se seguro e a habilidade de aprender mais coisas.

Curiosidade é a ferramenta

O que parece apenas brincadeira – esvaziar gavetas, virar latas e sacolas de cabeça para baixo, vasculhar armários – é, na verdade, a forma que as crianças aprendem sobre o mundo. Bebês estão sempre aprendendo sobre formas, texturas e tamanhos. Eles também estão descobrindo que algumas coisas são seguras para serem comidas, e outras não. Assegure-se de que nada perigoso possa ser colocado na boca do seu bebê.

TV não é recomendada para crianças menores de 3 anos.

Assistir TV não é adequado para o desenvolvimento cerebral. Nem mesmo programas educativos são recomendados para bebês. Assistir TV calmamente não ajuda a desenvolver o cérebro. Durante os primeiros anos de vida, crianças precisam de atividades que estimulem seus cérebros.

Bebês são incríveis

·        Assim que nascem, começam a aprender sobre o mundo através de suas experiências.

·        Bebês podem ver e ouvir o que acontece ao redor deles, e podem comunicar seus interesses e necessidades aos outros.

·        Os pais podem ajudar seus filhos, brincando com eles.

Fonte: American Academy of Pediatrics.

Primetime - Child Development Todos os direitos reservados.