login sistema de câmeras no IE

Lendo para bebês

Davi adora livros. Sua mãe sabe disso porque quando ela senta e lê para ele, toda noite, ele balança os braços, animado.

Sua página favorita no livro “Boa noite, Lua” mostra uma vaca pulando à frente da lua. Davi balbucia e tenta alcançar o livro cada vez que vê essa página. Quando sua mãe termina a leitura, ela normalmente entrega o livro a ele, que quase imediatamente coloca-o na boca.

Davi tem apenas 6 meses de idade, mas já está no caminho de tornar-se um leitor.

Por que ler para meu bebê?

Você pode estar se perguntando sobre os benefícios de ler para um bebê. Um recém-nascido não vai entender tudo o que você está falando, nem o porquê. Mas você não esperaria que seu filho entendesse o que você diz para só então conversar com ele, certo? E você não deixaria as cantigas de ninar para quando seu filho já soubesse cantar ou aguardar até que ele pudesse balançar um chocalho para começar a dar brinquedos a ele.

Ler em voz alta para seu bebê é uma atividade maravilhosa que vocês podem compartilhar juntos por muitos anos – além de ser uma forma importante de estimulação.

A leitura em voz alta:

· Ensina o bebê sobre comunicação

· Introduz conceitos como histórias, números, letras, cores e formas de um jeito divertido

· Constrói as habilidades de ouvir, memorizar e também desenvolve o vocabulário

· Dá ao bebê informações sobre o mundo, sobre emoções, sobre o comportamento das pessoas, sobre as formas de se enfrentar seus medos, resolver problemas, enfim, como enfrentar a vida.

Quer você acredite, quer não, quando um bebê chega ao 1º aniversário ele já terá aprendido todos os sons necessários para falar seu idioma nativo. Quanto mais histórias você contar, mais palavras seu bebê terá escutado e melhor será a capacidade dele de falar. Ouvir diferentes palavras ajuda a construir uma estrutura cerebral mais rica. Crianças com quem os pais conversam e para quem leem frequentemente conhecem mais palavras aos 2 anos que crianças que não tiveram essa oportunidade. E crianças que tiveram a oportunidade de ouvir histórias durante os primeiros meses e anos de vida têm maior probabilidade de aprender a ler no período correto.

Quando você lê, seu bebê escuta os diferentes sons e emoções expressados, o que estimula o desenvolvimento sócio emocional. A leitura também convida seu bebê a olhar, apontar, tocar e responder questões – atividades que promovem, além do desenvolvimento social, a habilidade de pensar. E seu bebê melhora a capacidade na linguagem imitando sons, reconhecendo figuras e aprendendo palavras.

Mas talvez a razão mais importante para ler para seu bebê seja a conexão entre as coisas que ele mais ama – sua voz e sua presença – com os livros. Ler com seu bebê ensina a ele que a leitura é uma habilidade que vale a pena aprender.

Idades diferentes, estágios diferentes

Bebês novinhos podem não entender tudo que as figuras em um livro representam, mas eles são capazes de prestar atenção a elas, especialmente rostos, cores fortes e estampas contrastantes. Leia e cante para acalmar e aconchegar seu bebê.

Entre 4 e 6 meses, seu bebê pode mostrar mais interesse pelos livros. Ele irá agarrá-los e segurá-los, mas também irá colocá-los na boca, mastigá-los e derrubá-los. Por isso, escolha livros resistentes, em vinil, plástico ou tecido, com cores fortes e texto/ rimas repetitivas.

Entre 6 e 12 meses, seu bebê começa a entender que as figuras representam objetos e, provavelmente, vai demonstrar preferência por certas imagens, páginas ou até mesmo histórias inteiras. Ele irá responder à leitura, agarrando o livro, fazendo sons e, com 1 ano, ele poderá até virar as páginas (com sua ajuda), apontar imagens e repetir sons.

Quando e como ler

Um bom motivo para ler para seu bebê é que essa atividade não requer habilidades especiais ou equipamento. Apenas você, seu bebê e alguns livros. Leia para seu bebê toda noite, antes de ele dormir, mesmo que por apenas alguns minutos. Mas faça isso com frequência. Não se preocupe em terminar os livros – concentre-se nas páginas que você e seu bebê mais gostam.

Tente separar um tempinho para ler todos os dias – quem sabe antes da soneca da tarde, ou do sono da noite. Além do prazer que aninhar-se com seu bebê gera a ambos, você também estará facilitando a vida de vocês, estabelecendo uma rotina. Isso ajudará a acalmar seu bebê e as expectativas dele quanto à hora de dormir.

Também é muito bom ler em outros períodos do dia. Escolha momentos em que seu filho esteja sequinho, alimentado e alerta. Livros também são muito bem vindos quando você precisa esperar. Abasteça a bolsa de fraldas com alguns para os momentos em que estiver na sala de espera do pediatra ou na fila do supermercado.

Aqui vão algumas dicas sobre leitura:

· Aninhar-se e abraçar seu bebê enquanto você lê ajuda-o a sentir-se seguro, acolhido e conectado a você.

· Leia com expressão, com vozes graves e agudas de acordo com o contexto, e use vozes diferentes para personagens distintos.

· Não se preocupe em acompanhar o texto detalhadamente. Pare de vez em quando e pergunte ou comente sobre as figuras e o texto. (“Onde está o gatinho? ... Aqui!!). Seu bebê pode não ser capaz de responder ainda, mas isso vai dar a base que ele precisa para fazer isso mais tarde.

· Cante canções, faça sons divertidos de animais ou balance o bebê no seu colo enquanto lê – coisas que demonstrem a ele que ler é divertido.

· Bebês adoram – e aprendem com – a repetição, então não tenha medo de ler o mesmo livro muitas e muitas vezes. Ao fazer isso, enfatize sempre os mesmos trechos, como você faria com uma canção.

· Permita que seu bebê toque e segure o livro. Você não deve encorajá-lo a mastigar os livros, mas colocando-os na boca seu bebê também está aprendendo sobre eles, descobrindo pelo tato e pelo paladar que eles não são comestíveis!

· Deixe alguns mordedores no seu colo para que ele possa mastigá-los à vontade enquanto ouve a história.

· Torne o momento da leitura uma atividade interativa e dinâmica: incorpore os sons e pequenos movimentos que o bebê faz durante a leitura, na história que você está contando.

· Ofereça sempre ao seu bebê dois livros e peça que ele escolha um para ser lido. Mesmo que ele não entenda exatamente o que você pretende, ele vai olhar ou tocar primeiro em um dos livros, talvez o mais atraente para ele, talvez tenha sido não intencional... mas vai perceber com o tempo que você sempre lê ou conta aquele que ele manifestou primeiro o interesse ou tocou. Assim ele começará a associar a ação dele a uma determinada conseqüência e a entender o que significa fazer uma escolha.

O que ler

Livros de papelão duro tornam muito mais fácil a tarefa de virar a página para os pequenos, e livros de vinil e plástico podem ir até para a banheira. Bebês de todas as idades gostam de álbum de fotografia com imagens de pessoas que eles conhecem e amam. E todo bebê deveria ter sua coleção de poeminhas e canções de ninar!

Uma das melhores formas para garantir que seu pequeno será um leitor quando crescer é ter livros em sua casa. Quando seu bebê tiver idade suficiente para engatinhar em direção a um cesto de brinquedos, certifique-se que alguns livros estarão lá dentro.

Além de seus próprios livros, aproveite para emprestar livros de uma biblioteca. Muitas delas têm livros para bebês. E não se esqueça de escolher um livro para você enquanto estiver lá! Ler por prazer é outra forma de ser o exemplo para seu bebê.

· Livros adequados para bebês são aqueles ricos em cores e figuras. Bebês pequenos se mostram mais atraídos por cores contrastantes e figuras de contorno bem definido. As figuras de rostos humanos e de objetos de seu dia a dia também chamam especialmente sua atenção.

· O texto pode ser simples ou mais elaborado, o que importa é que o texto inspire você a fazer vozes, sons e expressões faciais marcantes e cativantes. Se você escolher o livro, escolha apenas histórias que você realmente aprecia, ou que fizeram parte da sua infância e mexem com suas emoções. Ver você motivada, emocionada com a narração, transcende o significado das palavras do texto, introduz seu bebê ao universo das emoções, da aventura, da cumplicidade. Se você, a pessoa mais sábia e importante da vida dele, adora ler, então para ele o mundo da leitura e dos livros também será muito importante.

 

 

Adaptado de Kids Health Org.

Primetime - Child Development Todos os direitos reservados.